quarta-feira, maio 25, 2011

Triste, mas não desanimada...

 Eu me decpcionei comigo mesma. Eu sei que em uma R.A. não devemos deixar de comer tudo que gostamos, mas sim comer em menores quantidades, mas eu ainda preciso perder mais peso pra comer certas coisas... Eu já tinha combinado comigo mesma que o dia de estrapolar (um tikinho) é sábado, e mesmo assim ontem eu tomei sorvete e comi pão e ainda por cima à noite. Mas tudo bem, hoje é um novo dia, preciso controlar a minha "fome" noturna. Cair até vai, mas desistir jamais!
  Hoje eu comi amendoim no almoço e fiquei me culpando até agora apesar de comido pouco (devia ter comido menos ainda), então resolvi pesquisar sobre o amendoim pra tirar um pouco do peso da consciência, e não é que eu consegui? Amendoim pode até ajudar a emagrecer (com muita moderação):

TUDO SOBRE O AMENDOIM...





Três nutricionistas  Bárbara Rescalli Sanches, VP Consultoria Nutricional; Tânia Rodrigues, da RG Nutri e Adriana Ciotti, do Centro Especializado em Emagrecimento e Estética, Emagrecentro  esclarecem um pouco dos mitos e verdades sobre o amendoim (Arachis hypogea), que pertence ao grupo das leguminosas. Esse nativo da América do Sul mas cresce em diversos ambientes, nos 6 continentes. Ele surgiu no Brasil e foi difundido na América Latina pelos índios. E, claro, espalhou-se pelo mundo todo.
 
Benefícios
Bárbara diz que dentre os benefícios deste alimento destacam-se os relacionados à prevenção de doenças cardíacas. Isso porque o amendoim apresenta uma qualidade de gorduras insaturadas interessantes, além de compostos bioativos que auxilia no controle dos lipídeos sanguíneos, oxidação e atividade vascular. Adriana diz mais: Tem propriedades que ajudam a combater problemas como a hemorroidas, é anti-inflamatório e estimulante. Protegem contra doenças cardiovasculares pois diminuem os níveis sanguíneos de colesterol ruim (LDL) e triglicérides, diz Adriana.

Nutrição
O amendoim também apresenta outros aspectos nutricionais importantes. Por exemplo, a presença de proteína vegetal, fibras, potássio, cálcio, magnésio, além de fitosteróis, Omega-6 e outros componentes, afirma Bárbara. E a nutricionista esclarece que esses nutrientes auxiliam o organismo em geral funcionar bem, além do coração.

Afrodisíaco
Adriana destaca, como Bárbara, os mesmos benefícios à saúde, principalmente cardíaca. Mas lembra também que ele tem a característica que mais lhe deu fama. entre suas propriedades, está a afrodisíaca. Tânia afirma que muitos alimentos entram na lista de afrodisíacos, mas a ciência ainda não apresenta boas evidências que comprovem. Contudo, podemos dizer que a presença de ácidos graxos essenciais podem influenciar na produção dos hormônios e, ainda, por conter feniletilamina, pode promover a sensação de prazer.

EmagrecimentoDe acordo com Adriana, o amendoim auxilia no emagrecimento. Isso acontece porque uma pequena quantidade de amendoim leva à saciedade, e isso reduz a quantidade de qualquer alimento que venha a ser consumido posteriormente.

Riscos
Há muito risco de contaminação por Aspergillus flavus e A. parasiticus que formam aflo toxinas. Calma: ela explica.  São toxinas extremamente potentes causadores de câncer, alerta Bárbara. Esta contaminação pode ocorrer tanto no amendoim quanto em outros alimentos que ficam estocados em armazéns sem o devido controle de qualidade. Para fugir deste problema, o amendoim deve ter passado por um controle de qualidade rigoroso. Portanto, ao comprar, é importante saber a procedência do produto, orienta Bárbara.

Alergias
Outro problema do amendoim é que ele é um alimento altamente alergênico, explica Bárbara. Pode desencadear bronquite, asma, sinusite, hiperatividade, problemas de pele, sono irregular, vontade de urinar no meio da noite, dores de cabeça e colites. Mas isso é muito individual. Isso prova que mesmo os alimentos da natureza não são recomendados para todas as pessoas.

Consumo
O amendoim pode ser consumido de diversas maneiras: torrado e temperado junto com outros alimentos como risotos, com legumes, ou em forma de derivados como óleo, farinha, pastas para o café da manhã, sobremesas e bolos, recomenda Adriana.

QuantidadeO amendoim pertence ao grupo das oleaginosas (grupo de alimentos ricos em gorduras). Seu consumo em grandes quantidades pode fornecer muitas calorias e, se aliada a uma dieta desequilibrada, pode favorecer o ganho de peso, diz a nutricionista Tânia. O ideal não é evitar, mas, sim, consumir de maneira equilibrada. Um punhado (30g) ou 2 colheres de sopa possuem 171 Kcal. Mas não há uma recomendação de amendoim definida.

ConservaçãoO amendoim está sujeito à contaminação por fungos. A invasão por estes microrganismos pode ocorrer no solo, durante o processo de formação das sementes, na colheita e no armazenamento. Essa semente, assim como as castanhas e o milho, pode apresentar toxinas produzidas por fungos, conhecidas como aflatoxinas. Por isso, ao comprar e guardar, veja se as condições de armazenamento. Ele não deve ficar em locais úmidos e quentes, para evitar o crescimento dos microrganismos e a produção de toxinas, ensina Tânia.

Nenhum comentário: